O pré-operatório

É o conjunto de procedimentos necessárias para que o procedimento seja realizado com segurança. São eles: os exames de sangue; o risco cirúrgico cardiológico; uma avaliação pré-anestésica; orientações para o devido entendimento a respeito do procedimento proposto; a assinatura do consentimento informado; a autorização da cirurgia e do material cirúrgico; o preparo da logística para a realização do procedimento.

Os exames de sangue necessários são: hemograma completo, coagulograma e glicemia de jejum.

O Risco Cardiovascular consiste em o paciente realizar uma consulta cardiológica quando ele já deve estar de posse dos exames de sangue e da requisição de Risco Cirúrgico contendo as informações a respeito do procedimento e do tipo de anestesia que será realizada. Com isso, o médico cardiologista emite um parecer informando as recomendações e o risco cardiovascular que existe, caso o paciente seja submetido à cirurgia.

A consulta pré-anestésica com o médico anestesista deve ser agendada quando já tiver de posse dos exames de sangue e do risco cirúrgico. Nessa consulta serão avaliados todas as questões que envolvem a anestesia.

O consentimento informado é um termo que deve ser assinado pelo paciente ou responsável e pelo médico, para a realização da cirurgia.

Autorização, pelas partes legais e/ou responsáveis pelos custos do procedimento, dos honorários e dos materiais especiais.

O agendamento é feito quando todo o pré-operatório já está ok!