A Capsulite Adesiva é também conhecida como "Ombro Congelado".

É uma doença inflamatória da cápsula articular que leva à rigidez dos tecidos ao redor da articulação. Por diminuição dos movimentos, ocasionados pelo medo de movimentar e pela dor ao exercitar, o ombro acometido perde gradativamente a sua flexibilidade.

As dores iniciais podem surgir sem causa aparente.

Diversas são as causas de dores nos ombros e, também, de Capsulite Adesiva. Podem ocorrer após traumas, tendinites, em diabéticos descompensados e outros, porém, na maioria das vezes ela não é identificada.

As dores podem ser leves, moderadas ou de forte intensidade.

Cada pessoa tem o seu limiar de dor e cada um a sente em intensidades diferentes.

Após instalada a Capsulite Adesiva evolui espontaneamente para a cura.

É caracterizada por três fases: a primeira é de muita dor; na segunda fase as dores diminuem e ficam as restrições de movimentos; a terceira é a fase de desprendimento, que é quando acontece a recuperação dos movimentos.

O diagnóstico é clínico de exclusão.

Ela faz diagnóstico diferencial com a osteoartrose do ombro pela limitação de movimentos que as duas causam. Um exame de rx pode diagnosticar a osteoartrose excluindo a capsulite.

TRATAMANTO DA CAPSULITE ADESIVA

O problema é resolvido à medida que a inflamação passa e que os movimentos são recuperados. Para auxiliar no tratamento das dores os medicamentos podem ser utilizados. No tratamento da dor durante o tratamento da Capsulite Adesiva, podemos utilizar medicamentos por via oral, bloqueios anestésicos, infiltrações, acupuntura, gelo ou calor local. Esse problema pode demorar até 02 anos para ser resolvido, porém, com os esforços focados na recuperação dos movimentos o tempo até a cura pode diminuir. Em casos onde os movimentos não se recuperam com os exercícios, a liberação cirúrgica dos movimentos, por vídeo-artroscopia, pode ser indicada.

Recuperação de movimentos do ombro