CAPSULITE ADESIVA OU “OMBRO CONGELADO”

DR. LUCIANO CATTÁBRIGA

O que é?
A Capsulite Adesiva do ombro é uma doença inflamatória da cápsula articular, a estrutura fibrosa que envolve toda a articulação. É uma doença tradicionalmente temida por suas fortes dores, pela limitação de movimentos que provoca e pelo demora da sua melhora. Em decorrência da rigidez articular provocada ela é, popularmente,  conhecida como “Ombro Congelado”.

Quais as causas?

Na maioria das vezes a causa é desconhecida. Dentre as conhecidas podemos citar: os traumas, a diabetes, doenças reumáticas, doenças neurológicas, problemas da coluna cervical e outros.

Os quadros dolorosos da Capsulite Adesiva podem ser leves, moderados ou de forte intensidade a depender do limiar de dor de cada pessoa. 

Quais as sua principais características?
É caracterizada por três fases: a primeira é a fase de dor, apenas; a segunda é a fase onde existem dores e restrições de movimentos; a terceira é a fase onde só restam as restrições de movimentos e já evoluindo para o desprendimento e cura.

Quais os diagnósticos diferenciais?

A Capsulite Adesiva faz diagnóstico diferencial com quaisquer problemas que provoquem dor e perdas de movimentos dos ombros.

Como tratar