O Pré-operatório do Ombro

Os procedimentos de segurança são fundamentais para o sucesso cirúrgico.

O pré-operatório do ombro

O pré-operatório depende: dos exames de sangue; do risco cirúrgico cardiológico; da avaliação pré-anestésica; do entendimento e assinatura do consentimento informado; da autorização da cirurgia e do material cirúrgico; da logística para a realização do procedimento.

Exames de sangue

Os exames de sangue necessários são: hemograma completo, coagulograma e glicemia de jejum.

Risco Cirúrgico Cardiológico

Consiste em realizar uma consulta cardiológica. O paciente deve ir à consulta munido dos exames de sangue e da requisição de Risco Cirúrgico contendo as informações do procedimento e do tipo de anestesia que será realizada. Com isso, o médico cardiologista emite um parecer informando as recomendações e o risco cardiovascular que existe, caso o paciente seja submetido à cirurgia.

Consulta pré-anestésica

A consulta com o médico anestesista deve ser agendada quando já tiver de posse dos exames de sangue e do risco cirúrgico. Nessa consulta serão avaliados todas as questões que envolvem a anestesia.

Consentimento informado

É um termo que deve ser assinado pelo paciente ou responsável e pelo médico, para a realização da cirurgia.

Autorização da cirurgia e dos materiais especiais

Agendamento da cirurgia

O agendamento é feito quando todo o pré-operatório já está ok!

O Checklist para Cirurgia do Ombro

Veja as orientações para a internação.